A História da Marca

Você dá o devido valor à sua marca? Você sabe a importância de ter uma marca distinta e exclusiva?

Você sabia que brand (marca em inglês) deriva de brandr, como era chamada a ação de gravar o gado com ferro quente, deixando um símbolo para atestar a origem do produto?

Desde a antiguidade, nos primeiros modelos de civilização, escultores e pintores tinham por hábito assinar seus trabalhos expressando características em suas obras para diferenciá-las dos demais artistas. Artesões, tecelões, entre outros produtores da época iniciaram o processo padronizado de identificação e promoção de suas mercadorias através de selos, siglas e símbolos, pois naquela época já era necessário identificar a origem do produto seja ele manufaturado ou agrícola com o objetivo de atestar a procedência e a qualidade dos produtos.

Depois disso, por volta do século XI, as marcas individuais se tornaram obrigatórias, serviam para estabelecer um vínculo entre o fabricante de um produto, e seu consumidor. Nesse ponto já era possível distinguir um produto de qualidade, e buscar o fabricante para se adquirir este produto, ou simplesmente reclamar de algum defeito.

Com o passar do tempo, cada vez mais houve preocupação com a regulamentação da marca, e também com a forma de se utilizar a mesma, vindo então a surgir os cartazes publicitários, por volta do início do século XIX.

Com Isso passou a ser explorado a identificação do consumidor com determinadas marcas, e até uma conexão emocional dos consumidores com elas.

As marcas da atualidade, como as conhecemos, têm o poder de associar-se a propriedades intangíveis que ajudam a diferenciar a sua empresa e os seus produtos no mercado e na mente dos consumidores. Algumas marcas são tão influenciadoras que reorganizam fluxos financeiros, para além de orientarem hábitos e valores para a sociedade.

Para realmente entender a influência das marcas no nosso cotidiano, e assim conseguir explorar as suas possibilidades nas nossas tarefas empresariais, é preciso perceber que as marcas de hoje podem transmitir mais do que atributos físicos dos produtos e serviços. As marcas podem evocar emoções e preencher vazios individuais e coletivos, fascinante não é mesmo?

Veja como é importante ter o cuidado na hora de elaborar sua marca, e o posicionamento dela no mercado. Ela serve para te identificar, para diferenciar seu produto ou serviço no mercado, e possibilita a criação do seu relacionamento com os consumidores.

Por isso a importância de garantir exclusividade no uso da sua marca, para evitar que alguém se aproprie deste relacionamento criado pelo seu esforço.

Clique Aqui se você quer receber mais conteúdos como este

Publicado em 12/09/2019

ENTRE EM CONTATO



 (19) 98832-2454