Os Elementos que compõe uma Marca

O que você sabe sobre os elementos que compõem uma marca?

 

Marca é um elemento distintivo usado para diferenciar produtos e serviços entre si. A marca pode ser composta por vários elementos agregados ou simplesmente apenas um deles.

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), as marcas são distintas por três classificações:

  1. Nominativa: que não distingue fontes;

 

  1. Figurativa: composta apenas por elementos gráficos;

 

  1. Mistas: compostas por elementos figurativos e textuais.

 

Sete elementos para uma marca completa

O primeiro deles é obviamente o Nome. Um dos principais elementos da marca, normalmente é escolhido de acordo com algo que seja agradável de se falar, escrever ou que traga algum significado. Por exemplo: Danone, Casas Bahia, Coca-Cola etc.

O segundo elemento é o Logotipo. Ao contrário do uso leigo deste termo, logotipos são, na verdade, as fontes, os tipos de letras escolhidas para se escrever o nome da marca e/ou seus slogans. Ou seja, são os elementos visuais da marca.

O Símbolo é um elemento gráfico que pode ser atrelado ao nome de sua marca. É algo distintivo e que, embora não possa ser pronunciado, pode ser associado ao nome da marca pelo consumidor.

Um elemento que nem sempre é utilizado, mas também deve ser considerado, é o Mascote. Uma marca pode optar por associar suas ações a um mascote, como por exemplo o Ronald McDonald’s ou os três personagens do Blue Men Group, que representam a operadora TIM. O mascote pode ser uma ferramenta fundamental para se criar uma conexão com os consumidores.

O Slogan: é uma frase geralmente curta, fácil de lembrar e que possui o objetivo de fixar a proposta da marca na mente do consumidor, reforçar autoridade para torná-la uma opção de escolha natural quando surgir a necessidade de aquisição do produto.

Muitos autores consideram a Embalagem como parte integrante da marca. Eles estão com toda a razão! Os materiais, cores e design de uma Embalagem são a roupa do seu produto e da sua marca, portanto têm relação direta na experiência geral do cliente com seus produtos ou serviços.

E o Registro?

Embora o Registro não seja parte integrante da marca, toda marca deve ser registrada. Quando são selecionados nomes, letras, símbolos para compor uma marca, deve-se verificar se tudo é inédito ou se alguém já se apropriou dos mesmos elementos, pensou e criou da mesma forma. O Registro é a garantia, o seguro de que a sua escolha é certeira e única.

Interessante, né?! Todo este conteúdo está também no vídeo acima.

Ariel Aghina

 

 

Publicado em 07/10/2019

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