Qual o valor de sua Marca - Quando devo Registrar?

Como se mede o valor de uma marca? E como saber se minha marca vale o suficiente para fazer o seu registro no INPI.

Muita gente não sabe, e muitas vezes não gosta de admitir, mas pagam mais caro em determinados itens simplesmente porque contém uma determinada marca.

É verdade que a qualidade da matéria prima, da fabricação e da tecnologia envolvida impactam o preço de um produto, porém a marca agregada do produto normalmente é a responsável pelo seu preço final.

O valor da marca, ou “brand equity”, pode ser calculado por diversos métodos, mas todos eles têm em comum justamente buscar o valor do produto ou serviço de acordo com a média do mercado, e quanto se pode cobrar a mais por esse produto simplesmente por conter a marca em avaliação associada à ele.

Seguindo esses critérios, a Forbes avalia anualmente as marcas mais valiosas do mundo, em 2019 a marca mais valiosa do mundo é a Apple, valendo 205 bilhões de dólares.

Significa dizer que ao adquirir um produto da Apple, com certeza o consumidor está adquirindo o produto com o maior valor de marca agregado do mundo.

Não é de se estranhar, vocês já perceberam como os consumidores da Apple tratam os seus produtos? Todas as marcas de telefone são chamadas simplesmente de telefone. Mas quando é um telefone Apple produto é chamado pela sua marca, por exemplo Iphone. Existe um relacionamento entre consumidor e a marca.

Vou dar um exemplo desse relacionamento. Esses dias eu estava em um supermercado e me deparei com uma cena muito curiosa, estava passando no corredor e um funcionário estava fazendo a arrumação do leite condensado na prateleira, eis que uma senhora interrompe suas compras e vai chamar a atenção da funcionária: “Mocinha, por favor, não coloque o leite MOÇA no chão”. Vocês tem noção do nível de relacionamento desta senhora com o Leite Moça da Nestlé?

Essa consumidora não pensa mais em qualidade, preço, ou o que for, ela já tem uma ligação com a marca. São esses fatos que tornam uma marca valiosa.

A Apple é seguida pela Google, Microsoft, Amazon, e Facebook

No Brasil a marca mais valiosa hoje é a Bradesco, valendo 9 bilhões de dólares, desbancando a Skol do primeiro lugar de 2018. A Bradesco é seguida pela Itaú, Skol, Bhrama e Globo.

Agora eu lhes pergunto, essas marcas já possuíam valor quando foram concebidas?

Quando pensamos no Bradesco, por se tratar de um banco, sabemos que já possuíam muitos recursos para investir em marketing, porém a Apple nasceu como muitas empresas de tecnologia, em uma garagem.

Respondendo a pergunta que fiz no início do vídeo, qualquer marca deve ser protegida antes que se inicie qualquer investimento na empresa, essa seria a única forma de proteger a valorização da marca. Lembrando que no Brasil o que conta para se apropriar de uma marca é o protocolo do pedido de registro, quem chega primeiro adquire os direitos sobre a marca.

Caso tenha alguma dúvida pode entrar em contato.

Publicado em 07/10/2019

ENTRE EM CONTATO



 (19) 98832-2454